sexta-feira, 1 de abril de 2011

COLEGAS! ESTAMOS POSTANDO ALGUMAS ATIVIDADES DO PROJETO DE LEITURA QUE REALIZAMOS NO ANO ANTERIOR NO MUNICÍPIO DE NOVO BARREIRO NAS ESCOLAS MUNICIPAIS.



Nos dias 13 e 14 de outubro de 2010, nas dependências do CTG Cancela da Palmeira aconteceu a II mostra literária das Escolas Municipais de Novo Barreiro, tendo como tema: Espiando o mundo através da leitura, o objetivo da mostra é despertar e incentivar o hábito pela leitura de maneira prazerosa, buscando assim contribuir para a melhoria do processo ensino aprendizagem.
A abertura do evento aconteceu com a apresentação teatral dos professores e alunos das escolas municipais, onde os professores puderam apresentar os autores trabalhados. O evento contou com a presença do escritor, contista, poeta e animador cultural, do Rio Grande do Sul Kalunga que realizou show poético musical infantil para as crianças, envolvendo alunos da Educação Infantil e Ensino Fundamental, profissionais da educação e comunidade.
Após apresentação os alunos das escolas municipais e escola estadual  puderam visitar a mostra e conhecer os trabalhos das escolas municipais, onde além das obras do escritor Kalunga as escolas trabalharam os autores Pedro Bandeira, Monteiro Lobato, Silvia Orthof e Ziraldo. A II Mostra Literária trouxe momentos de muita criatividade, comprometimento e dinamismo onde os alunos se encantaram com a presença do escritor e relembram os deliciosos momentos literários vividos.
A Escola Municipal João Batista Réus além de trabalhar as obras do escritor Kalunga realizaram trabalhos do autor Pedro Bandeira. Os alunos de Pré-B, 1º e 2º Ano trabalharam com a obra: O saci e a Onça, onde o professor Mario da Silva Oliveira veio até a escola contar história da presença na antiguidade de onças na localidade de Linha Biriva, após os educandos assistiram e refletiram sobre o filme as abelhas, prosseguindo visitaram as residências do senhor Darci Nunes, assim conheceram uma colméia e ouviram os relatos sobre a produção do mel. Os trabalhos tiveram andamento com o trabalho sobre a importância dos animais para o ecossistema e sua extinção.
O 3º e 4º Ano trabalharam a obra a contadora de histórias, onde público presente na II Mostra puderam prestigiar a bela apresentação teatral dessa obra realizada pelos alunos dessas turmas.
O 5º ano trabalhou a obra: A Escola da Vida. A 5ª série trabalhou a obra: Feiurinha. A 6ª série analisou a obra: O desastre da mata, onde construíram um avião gigante com um belo cenário para visualização e apreciação da obra trabalhada. A 7ª série trabalhou com a obra: A eleição da criançada. A 8ª série trabalhou as obras: A prima famosa, conto o Birrolho, O melhor presente e O trenzinho da estrada.
O público presente na II Mostra Literária pode prestigiar as obras trabalhadas pelo educandário na peça teatral apresentada pelo grupo de professores do município.
A principal meta da educação é criar homens que sejam capazes de fazer coisas novas, não simplesmente repetir o que outras gerações já fizeram. Homens que sejam criadores, inventores, descobridores. A segunda meta da educação é formar mentes que estejam em condições de criticar, verificar e não aceitar tudo que a elas se propõe. (Jean Piaget)

Nenhum comentário:

Postar um comentário