sábado, 7 de maio de 2011

A poesia faz parte do universo infantil

  Na educação infantil, nas séries iniciais é muito usado a poesia, o jogo de rimas, adivinhas, músicas, brincadeiras que contemplam o jogo de palavras.
  Ler historias, contos, fábulas e poesias para as crianças é o primeiro e principal passo rumo ao estabelecimento do grande amor que deve existir entre as pessoas e os livros. Como diz o autor José Paulo Paes, é necessário "brincar com as palavras como se brinca com a bola, papagaio e pião"...
  Quando o professor diversifica o uso das palavras, facilita a criança na apropriação das palavras, a formar leitores ativos com potencial na produção de textos, poesias..., já que desenvolve a imaginação, a fantasia o lúdico dos nossos alunos, pois a palavras também podem divertir.
  Hoje as escolas possuem materiais ríquissimos, escritores com historias e além disso, apresentam maneiras de aproximar a criança da poesia. Desta forma mais úteis e completo do que livros didáticos que representam apenas fragmentos ou materiais distantes da realidade em que vivemos.
  Outra forma importante é o YouTube que possui vídeos, clips, com músicas..., que trabalham com som, imagem.
  Ensinar exige formas diversificadas a arte da poesia é uma delas, o professor necessita ser criativo, imaginar, viver e conviver com o mundo da imaginação e para isso não deverá deixar morrer a criança que existe em cada um de nós. Pois as palavras não morrem, continuam a nós desafiar em diferentes momentos de nossas vidas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário